PLANO DE AÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PÊNIS NO MARANHÃO

Sobre o Plano

O Maranhão é um dos estados do Nordeste que apresenta grandes índices de casos de câncer de pênis. Pesquisas realizadas no Hospital do Câncer Aldenora Bello, nos últimos anos, revelou que o Hospital possui a maior incidência de câncer de pênis no mundo, por Instituição. A maioria dos pacientes se apresenta em estágios avançados da doença e por conseguintes com tratamentos radicais e muitas vezes de forma paliativa. O tempo estimado em média da percepção da doença inicial até o primeiro atendimentos é em torno de um ano e seis meses. Diante desse cenário, propomos a aderência ao Plano de Ação contra o Câncer de Pênis, para a redução do tempo de espera por atendimento e assim realizar o diagnóstico precoce da doença.

As justificativas para a implantação desse programa decorre da própria missão da Fundação Antonio Dino, combater o câncer no Maranhão e estados próximos, e do cumprimento da Legislação que estipula o prazo de sessenta dias para o início do tratamento do câncer, Lei nº 12.732 de 22 de novembro de 2012 e por último, tem a vanguarda da primeira resposta objetiva no combate ao câncer de pênis no Estado e ser referência nessa estratégia.

O Plano de Ação contra o Câncer de Pênis, é uma iniciativa da Fundação Antonio Dino (instituição que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello) que visa firmar paceria com unidades de saúde do interior do Estado, com o intuito de levar prevenção e promover o diagnóstico precoce do câncer de pênis, a fim de mudar os índices atuais de homens acometidos por esta doença no Maranhão.

Dentre os beneficiados com esta iniciativa, o maiores são os homens que terão atendimento facilitado, além acesso rápido e diagnóstico precoce do câncer de pênis, com início do tratamento imediato para os casos comprovadamente positivos. Além da comunidade, os municípios e prefeituras serão beneficiados com a comodidade e facilidade para acesso e agendamento em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), podendo ampliar sua capacidade de atendimento e especialidades médicas.

A quem se destina o Plano?

Todo os homens do Estado terão a oportunidade de se beneficiar com esta iniciativa, já que a plataforma virtual criada para o diagnóstico precoce tornará mais ágil, seguro e cômodo para a população masculina que reside no interior e que não possui acesso fácil à informação e desburocratizar a marcação de consultas para este fim, agilizando assim o início do tratamento aos homens diagnosticados com câncer de pênis, especificamente.

Para aderir ao Plano

Os municípios que interessados deverão:

• Entrar em contato através do e-mail: comunicacao@fundacaoantoniodino.org.br
  • Determinar uma Unidade Básica de Saúde e um profissional de saúde de sua região para captar e encaminhar os pacientes ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, por meio do sistema disponibilizado pelo Plano de Ação.
  • Manter sempre atualizada a lista de Unidades Básicas de Saúde e de profissionais de saúde cadastrados no Plano de Ação.

Os profissionais de saúde indicados deverão:

• Efetuar seu cadastro no sistema, acessando o link do Plano de Ação, no site fundacaoantoniodino.org.br
  • Acolher os pacientes que desejam agendar consultas com urologistas no Hospital do Câncer Aldenora Bello.
  • Cadastrar e intermediar o agendamento de consultas com urologistas do HCAB, por meio do sistema que disponibilizará uma agenda com as datas e horários disponíveis para marcação.

Os homens deverão:

• Buscar atendimento nas Unidades de Saúde mais próxima e agendar consulta com urologista no Hospital do Câncer Aldenora Bello, por meio do Plano de Ação Contra o Câncer de Pênis no Maranhão.

Deseja integrar o Plano de Ação?

Entre em contato conosco através do e-mail: comunicacao@fundacaoantoniodino.org.br ou pelo whatsapp (98) 981074515 .

Se seu município já participa do Plano de Ação, acesse utilizando seu e-mail e senha cadastrados, por meio do link abaixo: