O que é quimioterapia?
Quimioterapia é uma das formas mais utilizadas para tratar pessoas com câncer. O quimioterápico (medicamento) usado na quimioterapia consiste em uma substância química que tem a capacidade de matar as células do câncer. Muitas vezes são utilizados mais de um tipo de quimioterápico para uma mesma quimioterapia. Isso é o que os médicos chamam de protocolo de tratamento. O protocolo vai dizer a quantidade de quimioterápico que deve ser usado, como eles devem ser combinados e em que momento devem ser aplicados.
Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?
O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico. Ele conhece os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento e pode alertar o paciente sobre possíveis efeitos colaterais e o que fazer caso os tenha. De maneira geral, é importante que o paciente mantenha uma alimentação saudável e evite alimentos que tenham uma difícil digestão. Também é importante que o paciente beba água suficiente, principalmente em dias quentes e secos. Caso tenha febre durante o tratamento, nunca deixe de procurar o médico dentro das 24 horas do início da febre.
Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?
Nem todos os pacientes submetidos à quimioterapia apresentarão os efeitos colaterais do tratamento, que são: fraqueza, diarreia, constipação intestinal, perda de peso, aumento de peso, feridas na boca, queda dos cabelos e outros pelos do corpo, enjoo, vômitos e tonturas.
Além do cabelo, os demais pêlos do corpo também caem?
Sim. Os pêlos das pernas e dos braços, além dos genitais também podem cair, mas depois voltam a crescer.
Existem cuidados especiais que devem ser tomados com a alimentação durante o período em que os pacientes estão sendo submetidos ao tratamento quimioterápico?
Sim. Os pacientes em tratamento quimioterápico devem: dar preferência aos alimentos frios ou não muito quentes, pois eles têm menor odor e, assim, serão mais suportados; ingerir pequenas quantidades de comida, várias vezes ao dia; evitar alimentos gordurosos; evitar a ingestão de álcool e bebidas gaseificadas; aumentar a ingestão de líquidos; e evitar alimentos muito salgados.
Quando o paciente deve procurar o médico?
O paciente deve retornar ao hospital, imediatamente, nos seguintes casos: febre por mais de duas horas, principalmente igual ou acima de 38ºC; manchas ou placas avermelhadas no corpo; sensação de dor ou ardência ao urinar; dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento; sangramentos que demoram a estancar; falta de ar ou dificuldade de respirar; diarreia por mais de dois dias.