Outubro Rosa

O Câncer de Mama no Mundo e no Maranhão

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o frequente entre as mulheres. A incidência do câncer de mama tem subido progressivamente nos últimos anos, e já se tornou um importante problema de saúde pública. Apesar de relativamente raro antes dos 35 anos, sua frequência acima desta faixa etária cresce progressivamente e estima-se que uma em cada oito mulheres será acometida pelo câncer de mama ao longo de sua vida.

A taxa de sobrevida em 5 anos após o câncer de mama pode chegar a 89% em países desenvolvidos. Entretanto, essa realidade é bem diferente em países menos desenvolvidos, como o Brasil, reduzindo a sobrevida em 5 anos da população mundial a 61%, devido a dificuldades para o diagnostico precoce e tratamento adequados.

A Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, realizada durante o mês de outubro.

O movimento surgiu em 1990 em Nova York com a primeira corrida pela cura, evento que se tornou anual desde então. Em 1997, outras entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, elegendo o mês de outubro como epicentro de suas atividades. A iniciativa repercutiu rapidamente, e hoje diversos países e instituições endossam e promovem criativamente a iniciativa.

No Maranhão, a Fundação Antonio Dino e o Hospital do Câncer Aldenora Bello promovem a campanha Outubro Rosa, visando a conscientização da população Maranhense sobre o câncer de mama, sua prevenção e diagnóstico precoce.

Objetivos da Campanha

• Promover a conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama;
  • Integrar os diversos segmentos da sociedade à campanha Outubro Rosa através de sua participação ativa na programação desenvolvida durante o mês de outubro;
  • Incentivar o autocuidado através do conhecimento dos principais sinais e sintomas da doença e do estímulo a realização de exames de rastreamento do câncer de mama, favorecendo a prevenção e o diagnóstico precoce da doença;
  • Fazer parte do calendário mundial da campanha Outubro Rosa.