Novembro Azul

A Importância do tema

• CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens em todo o mundo, acometendo 1 em cada 6 homens. No Brasil e no Maranhão, o câncer de próstata também ocupa o primeiro lugar entre os homens.

Estima-se cerca de 68.800 casos novos no Brasil e 910 casos no Maranhão no ano de 2015. Apesar de sua alta incidência, é uma doença com elevadas chances de cura quando diagnosticada e tratada em estágios precoces.

• CÂNCER DE PÊNIS

O câncer de pênis é considerado um tumor raro em países desenvolvidos, mas em nosso país, em especial no Maranhão, apresenta estatísticas assustadoras.

O Maranhão é o campeão nacional em número de casos, em geral diagnosticados em fases avançadas. Esse é um tipo de câncer muito fácil de prevenir, razão pela qual sua elevada incidência é motivo de alarme e de incentivo à campanhas de educação da população. Medidas simples, como higiene adequada da região íntima, principalmente após a relação sexual, evitam o aparecimento desta doença.

A Campanha Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer em homens. É desenvolvida durante todo o mês de novembro e simbolizada pelo laço azul, que remete à cor da campanha, tem como objetivo promover mais saúde para a população masculina em nosso Estado através de eventos educativos voltados para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer masculino.

A Fundação Antonio Dino foi pioneira na promoção da Campanha Novembro Azul no Estado do Maranhão, promovendo a campanha desde 2013. A campanha do ano 2015 vem com uma apresentação mais ousada, visando um maior alcance junto à população, grupos e empresas locais, para uma maior repercussão para a orientação individual e formação de multiplicadores de informação.