Bem-Vindo ao
IV COHCAB!
15 a 17 de setembro - Rio Poty Hotel
São Luís, Maranhão
Ver Galerias de Fotos


Certificados


Manual de Prevenção
do Câncer

IV COHCAB

O IV COHCAB contará com a realização dos seguintes eventos:

IV Congresso de Oncologia Médica

III Jornada Maranhense de Mastologia

V Simpósio de Enfermagem Oncológica

VI Seminário de Onco-Humanização

III Workshop de Dor e Cuidados Paliativos

Apresentação do IV COHCAB

O IV COHCAB é um evento em oncologia médica e multiprofissional realizado pela Fundação Antonio Dino, instituição filantrópica que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, referência no tratamento do câncer no Estado do Maranhão há quase 50 anos.

O evento promoverá a discussão e atualização de temas importantes da Oncologia Mundial entre os profissionais de saúde envolvidos no cuidado integral ao paciente oncológico, além de abrir portas para discussão das políticas de saúde em oncologia locais junto aos gestores de saúde.

Em sua atual edição, o IV COHCAB conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Maranhão, com a realização conjunta da III Jornada Maranhense de Mastologia.

Outras novidades dessa edição incluem a participação de convidados internacionais e a realização de cursos pré-congresso nas áreas de oncogenética, nutrição em oncologia e manejo da peça cirúrgica.

O Prêmio Dr Antonio Dino de Incentivo à Pesquisa em Oncologia fomentará mais uma vez a pesquisa em oncologia em nossa região, incentivando novas descobertas e avanços no tratamento do câncer.

Sobre o III COHCAB

Em 2015, o III COHCAB contou com a participação de mais de 760 inscritos da região Norte-Nordeste, além de convidados nacionais que engradeceram o evento agregando conhecimentos.

Mais de 60 trabalhos científicos foram inscritos no evento para concorrer ao Prêmio Dr Antonio Dino de Incentivo à Pesquisa em Oncologia.

O III COHCAB foi um sucesso! O IV COHCAB será ainda melhor!

MENSAGEM DA PRESIDENTE

Presidente da Fundação Antonio Dino

Enide Moreira Lima Jorge Dino
Enide Moreira Lima Jorge Dino

Como Presidente da Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, não poderia deixar passar desapercebido o grande trabalho da diretora geral do Hospital, a Dra. Rachel Cossetti, pela segunda vez à frente do Congresso de Oncologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello que já está em sua IV edição. Com grande sucesso em 2015, esperamos em 2016, a mesma repercussão e aceitação da comunidade médica, equipe multiprofissional e de todos os congressistas.

Com este acontecimento, a Fundação Antonio Dino vai elevando cada vez mais, seu trabalho de 40 anos, esclarecendo a população mais carente e melhorando dia após dia as condições de tratamento em nossa Instituição.

Atualmente, estamos preparando o pavilhão de radioterapia para receber três novos aceleradores lineares para o tratamento do câncer.

Começamos do zero e hoje podemos dizer que alcançamos um patamar elevado, não o desejado ainda, mas em condições de poder atender nossos pacientes com qualidade, nos deixando com a tranquilidade do dever cumprido.

Devemos tudo isto ao grande e saudoso médico, Dr. Antonio Dino, que deu, literalmente, parte da sua vida na luta contra o câncer no Estado do Maranhão.

Presidente do IV Congresso de Oncologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello

Rachel Jorge Dino Cossetti
Rachel Jorge Dino Cossetti
Médica Oncologista

A oncologia mundial vem passando por um processo acelerado de transformação e crescimento de tecnologias que deve ser revertido em melhores condições e sobrevida aos nossos pacientes. Para isso, precisamos que toda a equipe envolvida no cuidado integral ao paciente e seus familiares possa compreender e implementar esse novo conhecimento.

Com esse objetivo em pauta, aceitamos o desafio de realizar um evento inovador de alta qualidade, que não deixe a desejar em relação ao sucesso do evento anterior e possa ainda superar todas as expectativas dos seus participantes. O III COHCAB realizado em 2015 contou com mais de 700 participantes, mais de 60 trabalhos científicos inscritos e convidados nacionais e locais, gerando importante troca de conhecimento entre todos os presentes.

Para engrandecer ainda mais nosso evento, este ano, contamos com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão, que realizará a III Jornada Maranhense de Mastologia como parte do IV COHCAB. Acreditamos que dessa forma podemos unir um maior número de profissionais em torno de um maior e melhor conteúdo de informações, e essa união certamente enaltecerá os dois eventos. Agradecemos o apoio da SBM-MA em nome de sua presidente, Dra Gláucia Cordeiro.

Outra novidade será a presença de grandes palestrantes internacionais, referência em suas áreas de atuação, que compartilharão seu conhecimento, somado a uma perspectiva ímpar em torno dos temas abordados.

Daremos continuidade ao Prêmio Dr Antonio Dino de Incentivo à Pesquisa em Oncologia, com o objetivo de estimular a pesquisa e a produção científica em nossa região, pois entendemos que o aprendizado contínuo é a forma mais eficaz para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido em nossa instituição e em todos os serviços de saúde da região que lidam com o paciente oncológico e as demandas que o cercam.

Só o conhecimento pode nos fazer crescer enquanto pensadores, cientistas e humanistas, e o objetivo do IV COHCAB é que possamos crescer cada vez mais, e juntos.

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão

Gláucia Mesquita Cordeiro
Gláucia Mesquita Cordeiro
Mastologista

A III Jornada Maranhense de Mastologia representa a continuidade dos eventos já realizados pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Maranhão (SBM-MA) no intuito de promover educação continuada e integração dos mastologistas da região. Contamos com o apoio da Escola Brasileira de Mastologia que contribui com a participação de palestrantes nacionais renomados para fortalecer nosso evento. Este ano, contaremos ainda com a presença de convidados internacionais, uma iniciativa inédita tanto para a Jornada Maranhense de Mastologia quanto para o COHCAB.

A parceria entre a SBM-MA e o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) está sendo consolidada neste evento, um reflexo do sinergismo entre os valores e ações representados pelas duas instituições. O HCAB é a referência estadual na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e tem sido parceiro da SBM-MA em diversas ações já realizadas.

O câncer de mama é o que mais acomete e mata as mulheres no Brasil e no mundo. Ao longo das últimas décadas, alcançamos grande avanços em seu tratamento, e há uma necessidade crescente em capacitar nossos profissionais para acompanhar essas mudanças. Com o objetivo de oferecer um evento ainda mais engrandecedor, a realização da III Jornada Maranhense de Mastologia dentro do IV COHCAB possibilitará chegarmos ainda mais longe e será um sucesso para todos.

Programação

Programação científica preliminar

15/09/16 (Quinta-Feira)

CURSOS PRÉ-CONGRESSO
19:00 – 22:00

SALA 1 - Curso: Fármaco-Economia

19:00 – 20:30h: Módulo inicial

Presidente
: Farm. Cybelle Lindoso (MA)

Palestrante: Dra. Fernanda Laranjeira (SP)

Parte 1: Introdução a modelagem econômica em saúde e tipos de análise

Parte 2: Por quê construir modelos econômicos?

Parte 3: Definição dos modelos econômicos

Parte 4: Vantagens e desvantagens da modelagem

Intervalo:20:30 - 20:50

20:50 – 22:30h: Módulo final

Parte 4
: Aplicações da modelagem econômica em saúde

Parte 5: Árvore de decisão

Parte 6: Modelo de Markov

SALA 2 - Curso: Cuidados com a peça cirúrgica

19:00 – 20:30h:

Parte 1: Segurança do paciente cirúrgico Palestrantes: Enf. Rafaela Espíndola e Enf. Rafael Pêssoa (MA)

Parte 2: Responsabilidades com a peça cirúrgica para exame anatomopatológico Palestrante: Enfermeira Madalena Pires (MA)

20:50 – 22:30h:

Intervalo:20:30 - 20:50

Parte 3
: Consequências do manejo inadequado da peça para o patologista e para o paciente

Palestrante: Dr Gil Eanes (MA)

Parte 4: Cuidados com manuseio da peça: abordagem prática. Palestrantes: Enf. Madalena Pires (MA) e Enf. Karla Mariana (MA)

SALA 3 - Curso: Oncogenética

Curso: Oncogenética 19:00 – 19:40h: Pilares da Oncogenética

Palestrante: Dra Maria Juliana Rodovalho (MA)

19:40 – 20:10h: Exames moleculares aplicados à oncogenética Palestrante: Dra Silma Regina Ferreira Pereira (MA)

Discussão

Intervalo:20:30 - 20:50

20:50 – 21:20h: Oncogenética na prática da oncologia Palestrante: Dra Ana Carolina Leite (CE)

21:20 – 21:50h: Abordagem do enfermeiro especializado em genética e genômica Palestrante: Dra Leila Leontina (RJ)

Discussão

SALA 4 - Curso: Nutrição em oncologia

Curso: Nutrição em oncologia

19:00 – 20:0h: Mesa redonda: Obesidade em oncologia Presidente
: Nut. Fabíola Serra (MA)

19:00 – 19:20h: Obesidade como fator de risco para o câncer. Palestrante: Ms. Rosângela Maria Lopes Sousa (MA)

19:20 – 19:40h: Obesidade sarcopênica Palestrante: Ms. Alexsandro Ferreira (MA)

Discussão (15 min)

19:55 -20:15h: Avaliação nutricional: instrumentos em oncologia. Palestrante: Dra Katia Andrade (MA)

Discussão (15 min)

Intervalo:20:30 - 20:50

20:50 – 22:30h: Mesa redonda: Presidente: Nut. Adriana Cristina (MA)

21:00 – 21:25h: Abordagem nutricional no pré- e pós-operatório do paciente oncológico: qual a evidência? Palestrante: Dr Henrique Jorge Maia Costa (CE)

21:25 – 21:50h: Abordagem nutricional do paciente em quimio e/ou radioterapia. Palestrante: Nut. Esp Paula Tamara Pereira (MA)

21:50 - 22:15h: Terapia nutricional no paciente em cuidados paliativos: qual a recomendação. Palestrante: Dr Henrique Jorge Maia Costa (CE)

Discussão (15 min)

16/09/16 (Sexta-Feira)

ABERTURA DO CONGRESSO
08:00 - 08:30

Aula inaugural: Câncer: o problema é nosso, a solução também é nossa

Lançamento do Manual de Prevenção do Câncer



Lançamento do Manual de Prevenção do Câncer
08:30 – 12:00h: Exposição de trabalhos científicos – Hall de exposição
08:30 - 10:00

SALA 1 - MASTOLOGIA

8:30 – 9:00h: Mini-Conferência: O mastologista como modificador do cenário atual do câncer de mama

Presidente
: Dra Gláucia Cordeiro (MA)

Palestrante: Dr Ruffo de Freitas (GO)

09:00 -10:20h: Mesa redonda: Paciente de alto risco Presidente: Dr Antonio Augusto Ribeiro (MA)

09:00– 09:20h: Abordagem no consultório: como mensurar o risco e conduzir? Palestrante: Dr Guilherme Novita (SP)

09:20 – 09:40h: Cirurgia redutora de risco: quem, quando e como? Palestrante: Dr Antonio Frasson (RS)

> 09:40 – 10:00h: Quem deve realizar o teste genético? Palestrante: Dra Ana Carolina Leite (CE)

Debatedores:
Dr Diego Trabulsi (MA)
Dr Karen Gelmon (Canadá)

SALA 2 - GASTRO-INTESTINAL

08:30 – 10:00h: Mesa redonda: Abordagem das metástases hepáticas do CCR Presidente: Dra Heliofábia Freitas (MA)

08:30 – 08:50h: Abordagem cirúrgica Palestrante: Dr Felipe Moraes (MA)

08:50 – 09:10h: Técnicas de embolização de lesões hepáticas Palestrante: Dr Carlos Frias (MA)

09:10 – 09:30h: Papel da quimioterapia perio-operatória Palestrante: Dr Markus Gifoni (CE)

Discussão (10 min)

Debatedores:
Dr Gumercindo Filho (MA)
Dr Itaguacy Coelho (MA) Dr Evandro Junior (MA)

09:40h – 10:00h: Uso de radioisótopos no tratamento de tumores neuroendócrios. Presidente: Dr Antonio Borba (MA)

Palestrante: Dr Duílio Rocha (CE)

SALA 3 - GINECOLOGIA

08:30 – 08:45h: Mini-Conferência: Cobertura vacinal contra HPV: onde estamos e onde queremos chegar?
Presidente: Dr Ronald Coelho (MA)
Palestrante
: Dra Samantha Cabral (SP)
Discussão

08:50 – 09:10h: Mesa redonda: Manejo do câncer de colo uterino e complicações.
Presidente
: Dra Janise Moreno (MA)

08:50 – 09:05h: Cirurgia: indicações e contra-indicações?
Palestrante
: Dr Rodrigo Lopes (MA)

09:05 – 09:20h: O papel da QT no tratamento da doença localmente avançada
Palestrante
: Dra Samantha Cabral (ICESP - SP) 09:20 - 09:35h: IRA pós-renal: papel da derivação urinária
Palestrante
: Dr Elimilson Brandão (MA)
Discussão

09:40 – 10:00h: Mini-conferência: Perfil da paciente na escolha do tratamento do câncer de colo uterino persistente/recorrente/metastático
Presidente
: Dra Danielle Maya (MA)
Palestrante: Dra Samantha Cabral (ICESP - SP) Discussão

SALA 4 - ONCOPEDIATRIA

8:30 - 10:00h – MESA REDONDA: Retinoblastoma: como tratamos
Presidente
: Dr Jorge Meireles (MA)

8:30-8:45h - Avaliação e conduta do oftalmologista
Palestrante
: Dr Luís Fernando (SP)

8:45 - 9:00h - Avaliação e conduta do oncologista pediátrico
Palestrante
: Dr Sidnei Epelman (SP)

9:00 - 9:15h: A experiência Maranhense.
Palestrante
: Dr Fernando Paiva (MA)

9:15-9:30 - Abordagem oncogenética
Palestrante
: Enf Leila Leontina (RJ)

Discussão (10 min)

9:40 - 10:00h: Dor abdominal: cuidado! Pode ser algo a mais.
Presidente
: Dr. Nelson Siqueira (MA)
Palestrante: Dr Luiz Henrique (MA)

10:20 - 12:00 - Coffe Break

SALA 1 - MASTOLOGIA

10:20 – 10:40h: Mesa redonda: Lesões precursoras
Presidente
: Dra Adriana Reis (MA)

10:20 – 10:40h: Visão do patologista
Palestrante
: Dra Filomena Carvalho (SP)

10:40 – 11:00h: Visão do cirurgião
Palestrante
: Dr Ruffo de Freitas (GO)

11:00 – 11:20h: Há espaço para a quimioprevenção?
Palestrante
: Dr Markus Gifoni (CE)

Debate Debatedores:
Dr Gumercindo Filho (MA)
Dr Alexandre Lourenço (MA)

SALA 2 - GASTROINTESTINAL

10:20 – 10:40h: Síndrome de dumping
Presidente
: Dr Itaguacy Coelho (MA)
Palestrante: Nut Me. Thalita Câmara (MA)

Discussão (10min)

10:50 – 12:00h: Mesa redonda: Manejo dos tumores gastro-esofágicos
Presidente
: Dr Itaguacy Coelho (MA)

10:50 – 11:10: Tratamento peri-operatório do câncer de estômago - Papel do tratamento sistêmico
Palestrante
: Dr Duílio Rocha (CE)

11:10 – 11:30h – Radioterapia no tratamento curativo do câncer gastro-esofágico
Palestrante
: Dr Fábio Vidal (MA)

11:30 – 11:50: Tratamento cirúrgico do câncer gástrico
Palestrante
: Dr Francisco Carlos (MA)

Discussão (10 min)

Debatedores
Dr José Kleber (MA)
Dr Rurion Charles (MA)

SALA 3 - MELANOMA

10:20 – 12:00h Mesa redonda: Abordagem do melanoma cutâneo – doença inicial.
Presidente
: Danielle Maya (MA)

10:20 – 10:35h: Estratificação de risco do melanoma cutâneo
Palestrante
: Dra Taciana Moura (MA)

10:35 – 10:50h: Avaliação das lesões suspeitas
Palestrante
: Dra Taciana Moura (MA)

10:50 – 11:05h: Terapia adjuvante: quem se beneficia e qual o melhor tratamento?
Palestrante
: Dr Rodrigo Munhoz (SP)
Discussão (10 min)

11:15 – 12:00h: Terapia sistêmica na doença metastática Presidente: Dra Heliofabia Freitas (MA)
Palestrante: Dr Rodrigo Munhoz (SP)
1º tempo (20 min): A prática médica (real) atual.
2º tempo (20 min): Aplicação da imunoterapia e perspectivas futuras
Discussão

SALA 4 - ONCOPEDIATRIA

10:20 - 11:10h - Mesa redonda: Resiliência e enfrentamento multidisciplinar.
Presidente
: Psicopedagoga Alice Dino (MA)

10:20 - 10:35h:
Palestrante
: Terapeuta Ocupacional Valeria Buhatem (MA)

10:35 - 10:50h:
Palestrante
: Prof. Rosane Santos (RJ)

10:50 - 11:05h:
Palestrante
: Psicóloga Hospitalar Alice Parentes (MA)
Discussão (5 min)

11:10 - 12:00h - Tumor de SNC: podemos melhorar nossos resultados?
Presidente
: Dra Geni Ramos Veras (MA)

11:10 - 11:30h - Visão do Neurocirurgião
Palestrante
: Dr Alan Hass (MA)

11:30 - 11:50h: Visão do oncologista pediátrico
Palestrante
: Dr Sidnei Epelman (SP)
Discussão (10 min)

12:00 - 14:00 - Lunch Break
14:00 - 18:00 - Exposição de trabalhos científicos - Hall de exposição
14:00 - 16:00

SALA 1 - MASTOLOGIA

14:00 - 14:30h: Sequenciamento de DNA tumoral na individualização terapêutica: onde estamos?
Presidente
: Dra Rachel Cossetti (MA)
Palestrante: Dra Karen Gelmon (Canadá)
Discussão (10 minutos)

14:40 – 16:00h: Mesa redonda: Hot topics em oncologia mamária
Presidente
: Dra Janise Moreno (MA)

14:40 - 15:00h: Estratificação dos cânceres RH + quanto ao prognóstico e resposta ao tratamento sistêmico.
Palestrante
: Dra Filomena Carvalho (SP)

15:00 - 15:20h: Câncer de mama RH + na doença metastática: abordagem terapêutica e resistência endocrina.
Palestrante
: Dra Karen Gelmon (Canadá) 15:20 - 15:40h: Tratamento da doença residual pós neoadjuvância: a avaliação de resposta pode guiar o tratamento?
Palestrante
: Dr Markus Gifoni (CE)

15:40–16:00h: Debate Debatedoras:
Dra Noele Gomes (MA)
Dr Evandro Junior (MA)

SALA 2 - GASTROINTESTINAL

14:00 – 16:00h: MESA REDONDA: Atualidades em câncer de reto
Presidente
: Dr Yuri Yamani (MA) 14:00 – 14:20h: Radioterapia hipofracionada no câncer reto: qual a recomendação atual?
Palestrante
: Dra Célia Soares (SP)

14:20 – 14:40h: Tratamento conservador após resposta completa em câncer de reto: onde estamos?
Palestrante
: Dr Flávio Roberto (MA)

14:40 – 15:00h: Câncer colo-retal metastático K-ras selvagem: o que muda?
Palestrante
: Dr Duílio Rocha (CE)
Discussão

15:00 – 16:00h: MESA REDONDA: Sistema nervoso central
Presidente
: Dra Heliofábia Freitas (MA)

15:00– 15:20h: Metástases em coluna vertebral: a visão cirúrgica
Palestrante
: Dr Wenner Filho (MA)

15:20 – 15:40h: Metástases cerebrais: quando operar?
Palestrante
: Dr Wenner Filho(MA)

15:40 – 16:00h: Disfagia orofaríngea neurogênica.
Palestrante
: Fonoaudióloga Thiciany Tavares (MA)
Discussão

SALA 3 - UROLOGIA

14:00 – 14:15h: Tratamento cirúrgico do câncer de próstata: a experiência do serviço
Presidente
: Dr Ronald Coelho(MA)
Palestrante: Dr Valden Monteles (MA)

14:15 – 14:30h: Câncer de pênis – a realidade local.
Palestrante
: Dr Ronald Coelho (MA)
Discussão (5 min)

14:35h - MESA REDONDA: Câncer de próstata: seleção dos pacientes para tratamento
Presidente
: Dr Valden Monteles (MA)

14:35 – 14:55h: O papel da vigilância ativa
Palestrante
: Dr Danilo Fonseca (PI)

14:55– 15:15: Seleção dos pacientes para tratamento cirúrgico: estado da arte
Palestrante
: Dr Jonson Assis (MA)

15:15– 15:35h: Recomendação para radioterapia
Palestrante
: Dra Célia Soares (SP)
Discussão (5min)

15:40 – 16:00h: Mini-conferência: Recidiva bioquímica: qual a recomendação?
Presidente
: Dra Danielle Maya (MA)
Palestrante: Dr Danilo Fonseca (PI)
Discussao

SALA 4 - ENFERMAGEM

14:00 – 14:30h: Mini-conferência: Principais emergências oncológicas no paciente internado
Presidente
: Enf Mayra Araújo (MA)
Palestrante: Enf. Ms. Weliton Pêssoa (PI)

14:30 – 16:00h: Mesa redonda: Dispositivos intravasculares centrais e periféricos em oncologia. Presidente: Enf Esp. Hívena Lima (MA)

14:30 – 14:50h: Condutas de Enfermagem na Implantação e Manutenção de Cateteres Venosos de Inserção Periférica (PICC) Palestrante: Enf. Esp. Allana Meza (MA)

14:50 – 15:10h: Condutas de Enfermagem na Manutenção de Cateter Venoso Central Palestrante: Enf Esp. Glauciene Cavalcante (INCA - RJ)

15:10 – 15:30h: Tratamento do cateter: quando é possível preservar? Palestrante: Dra Conceição Pedrozo (MA)

Discussão (10 min)

15:40 – 16:00h: Mini-conferência: Controle e prevenção de infecções hospitalares: o cuidado com pacientes neutropênicos
Presidente
: Dra Conceição Pedrozo Palestrante: Enf. Esp. Larissa Di Leo (MA) Discussão

16:00 - 16:20 - Coffe Break
16:20 - 18:00

SALA 1 - MASTOLOGIA

16:20 – 16:50h: Mini-conferência: Perfil molecular – visão do cirurgião
Presidente
: Dra Raquel Viegas (MA)
Palestrante
: Dr Antonio Frasson (RS)

16:50 – 18:00h: Mesa redonda: HOT TOPICS
Presidente
: Dra Germana Bastos (MA)

16:50 – 17:10h: Atividade proliferativa tumoral: conceitos e implicações no tratamento.
Palestrante
: Dra. Filomena Carvalho (SP)

17:10 – 17:30h: Situações em que podemos otimizar a radioterapia
Palestrante
: Dra. Conceição Campos (CE)

17:30 – 17:50h: Preservação da axila pós-QT: os dados são suficientes?
Palestrante
: Dr. Antonio Frasson (RS)

17:50–18:00h: Debate
Dra Karen Gelmon (Canadá)
Dr Ricardo Gama (MA)
Dr George Castro (MA)

SALA 2 - CCP

16:20 – 17:15h: Mesa redonda: Desafios em câncer de cabeça e pescoço.
Presidente
: Dr Flávio Marcondes (MA)

16:20 – 16:35h: Terapia nutricional precoce
Palestrante
: Nutricionista Kamila Mesquita (MA) Discussão (10 min)

16:35 – 16:50h: Cirurgia de preservação de função
Palestrante
: Dr Stênio Roberto Santos (MA)

16:50 – 17:05h: Radioterapia no tratamento conservador: preservação de órgão.
Palestrante
: Dra Célia Soares (SP)

Discussão (10 min)
Debatedores:
Dra Giovana Borba (MA)
Dr Francisco Cláudio Abrantes (MA)

17:15 – 18:00h: Mesa redonda: Câncer de tireóide
Presidente
: Dr Sebastião Porfírio (MA)

17:15 – 17:30h: Avaliação ultrassonográfica do nódulo tireoidiano.
Palestrante
: Dr Kemuel Bandeira (MA)

17:30 – 17:45h: Tratamento cirúrgico do câncer de tireoide
Palestrante
: Dr Helder Vasconcelos (MA)

17:45 – 18:00h: Tratamento do câncer de tireóide metastático
Palestrante
: Dr Bruno Leite (MA)
Discussão
Dr Gaudêncio Barbosa
Dr Eduardo Martins Guimarães

SALA 3 - UROLOGIA

16:20 – 16:50h: Mini conferência: Câncer de próstata metastático
Presidente
: Dr Evandro Junior (MA)
Palestrante: Dr Sandro Cavallero (PA)

Discussão (10min)

17:00 – 17:40h: Temas cirúrgicos em câncer de próstata
Presidente
: Dr Elimilson Brandão (MA)

17:00 – 17:15h: Complicações do tratamento cirúrgico.
Palestrante
: Dr Leudivan Nogueira (MA)

17:15 – 17:30h: Aplicação da videolaparoscopia
Palestrante
: Dr Giuliano Moura (MA)
Discussão (10 min)

17:40 – 18:00h: Sequenciamento no tratamento de câncer renal metastático.
Presidente
: Dr Ronald Coelho (MA)
Palestrante: Dr Sandro Cavallero (PA)

SALA 4 - ENFERMAGEM

16:20 – 16:55h: Mini-conferência: Aconselhamento genético – a prática do enfermeiro
Presidente
: Enf Esp. Isabelle Fialho (MA)
Palestrante: Enfermeira Leila Leontina (RJ)
Discussão (5 min)

17:00 – 18:00h: Mesa redonda: Quimioterapia e qualidade de vida
Presidente
: Enf Valéria Lima (MA)

17:00 – 17:20h: Agentes quimioterápicos orais
Palestrante
: Dra. Maria Lurdemiller (CE)

17:20 – 17:40h: Assistência de enfermagem na prevenção e tratamento de extravasamento de quimioterápicos
Palestrante
: Enf. Esp. Isabelle Fialho (MA)

17:40 – 18:00h: Toxicidades agudas e tardias: como orientar?
Palestrante
: Enf. Esp. Juliana Pereira (MA)
Discussão

17/09/16 (Sábado)

08:00 – 12:00 Exposição de trabalhos científicos – Hall de exposição
08:00 - 10:00

SALA 1 - SIMPÓSIO IMUNO-ONCOLOGIA

08:00 – 08:30h: Mini-conferência: Imunoterapia básica: sistema imune, resposta imune inata e adquirida
Presidente
: Dr Ronald Coelho
Palestrante
: Dr Vladmir Claudio Cordeiro de Lima (SP)
Discussão (10 min)

08:40 – 10:00h: Mesa redonda: Imunoterapia na prática
Presidente
: Dr Antonio Borba (MA)

08:40 – 09:00h: Câncer de pulmão
Palestrante
: Dr Vladmir Claudio Cordeiro de Lima (SP)

09:00 – 09:20h: Efeitos adversos e manejo
Palestrante
: Dr Danilo Fonseca (PI)
Discussão (10 min)

09:20 – 09:40h: Conferência: Critérios de resposta por imagem
Palestrante
: Dr Caio Lima (MA)
Discussão (20 min)

SALA 2 - ONCO-HUMANIZAÇÃO

8:00 - 8:50h: MESA REDONDA: Fisioterapia no paciente oncológico
Presidente
: Fisiot. Flaviane Franco (MA)

8:00 - 8:20h: O Impacto da Fisioterapia na redução de morbi-mortalidade do paciente oncológico
Palestrante
: Fisiot. Maurícius Gonçalves (MA)

08:20 – 08:40h: Linfedemas secundários ao tratamento oncológico
Palestrante
: Fisiot. Anke Bergman (RJ)
Discussão (10 min)

08:50 – 09:10h: Mini-conferência: Implantes dentários em pacientes pós-radioterapia
Presidente
: Terapeuta ocupacional Erica Alves (MA)
Palestrante
: Odontólogo João Medeiros (MA)

09:10 – 10:00h: MESA REDONDA: Desafios do processo de adoecimento
Presidente
: Psicóloga Tânia Lima (MA)

09:10 – 09:30h: Interferências do adoecimento no processo de aprendizagem
Palestrante
: Prof. Rosane Santos (RJ)

09:30 – 09:50h: O paciente oncológico com queixas de difícil resolução: como orientar a equipe e superar resistências na conduta.
Palestrante
: Psicóloga Lucyana Cavalcante (MA)
Discussão (10 min)

SALA 3 - MASTOLOGIA

08:00 – 09:20h Mesa redonda: Cirurgia de mama em situações especiais
Presidente
: Dr Ulcijara Aquino (MA)

08:00– 08:20h: Reconstrução imediata pós-mastectomia em mamas grandes
Palestrante
: Dr Clécio Lucena (MG)

08:20 – 08:40h: Desafios de cirurgia reparadora: Pós mamoplastia, pós recidiva local e radioterapia
Palestrante
: Dr Douglas Pires (MG)

08:40 – 09:00h: Câncer de mama multifocal e multicêntrico: o limite da conservação
Palestrante
: Dr Guilherme Novita (SP)

09:00– 09:10h: Debate
Dra Danielle Orlandi (MA)
Dra Gláucia Mesquita (MA)

09:10 - 10:00h Mesa-redonda: Hot topics em cirurgia mamária
Presidente
: Dra Germana Bastos (MA)

09:10 – 09:30h: Cirurgia conservadora clássica ou oncoplástica: quando o menos é mais?
Palestrante
: Dr Guilherme Novita (SP)

09:30 – 09:50h: Resposta completa em tumores avançados, podemos ser conservadores?
Palestrante
: Dr Douglas Pires (MG)

09:50 –10:00h: Debate
Debatedores:
Dra Ana Gabriela Caldas (MA)
Dr José Pereira Guará (MA)

10:00 - 10:20 - Coffe Break
10:20 - 12:00

SALA 1 - CÂNCER DE PULMÃO

10:20 – 10:40h: Conferência: Rastreamento do câncer de pulmão em população de alto risco
Presidente
: Dr Nilo Antunes (MA)
Palestrante: Dr Alexandre Galdez (MA)

10:40 – 12:00h: Mesa redonda: Câncer de pulmão
Presidente
: Dr Antonio Borba (MA)

10:40 – 11:00h: Terapia-alvo no câncer de pulmão
Palestrante
: Dr Vladmir Claudio Cordeiro de Lima (SP)

11:00 – 11:20h: Tratamento do câncer de pulmão estadio IIIB
Palestrante
: Dr Ricardo Gama (MA )

11:20 – 11:40h: Terapia de manutenção na doença metastática: quais as recomendações.
Palestrante
: Dr. Danilo Fonseca (PI)


Discussão
Alexandre Galdez (MA)
Dr Ronald Coelho (MA)
Dra Heliofábia Freitas (MA)

SALA 2 - ONCO-HUMANIZAÇÃO

10:00 – 10:50h: MESA REDONDA: Maus Tratos e Abandono: O que fazer do ponto de vista prático e jurídico
Presidente
: As. Social Monica Campos (MA)

10:00 – 10:15h: O papel do Assistente Social
Palestrante
: As. Social Luciane Pereira (MA)

10:15 – 10:30h: Papel da Defensoria Pública
Palestrante
: As. Social Esp. Juliana Alves de Moraes (MA)

10:30 – 10:45h: Abordagem do Conselho Tutelar
Palestrante
: Cons. Tutelar Liliane Maria Silva (MA)

10:45 – 11:00h: O papel da Delegacia Especial do Idoso
Palestrante
: Delegada Igliana Terezinha Azulay (MA)

11:00 – 11:20h: Mini-conferência: Aplicação da fármaco-economia ao cenário da oncologia clínica.
Presidente
: Farmaceutico José Antônio Júnior (MA)
Palestrante: Dra. Maria Lurdemiller (CE)

11:20 - 12:00h: Hot topics em gestão em saúde.
Presidente
: Psicóloga Magnólia Lima (MA)

11:20 – 11:40h: A comunicação institucional como estratégia na melhoria dos serviços de saúde
Palestrante
: Assessora de Comunicação Arícia Dino (MA)

11:40 – 12:00h: Desafios na Gestão Hospitalar em Instituição Filantrópica
Palestrante
: Prof. Ms. José Generoso da Silva (MA)

SALA 3 - MASTOLOGIA

10:20 -10:40h: Mini-conferência: Oncoplastia: o que o cirurgião deve fazer para auxiliar a radioterapia?
Presidente
: Dr Ricardo Gama (MA)
Palestrante: Dra Conceição Campos (CE)

10:40 – 11:00h: Mini-conferência: Linfedema de membro superior: quebrando paradigmas.
Presidente
: Dr Antonio Monteiro (MA)
Palestrante: Fisioterapeuta Anke Bergmann (RJ)

11:00 - 12:00h: Mesa redonda: Desafios em oncoplástica
Presidente
: Dra Sarah Serruya (MA)

11:00 – 11:20h: Lipofilling: da teoria à prática.
Palestrante
: Dr Clécio Lucena (MG)

11:20 - 11:40h: Cuidados pré e pós-operatórios imediatos na prevenção de necroses, infecções e extrusão de implantes.
Palestrante
: Dr Douglas Pires (MG)

11:40 – 12:00h: Assimetrias e retoques tardios
Palestrante
: Dr Clécio Lucena (MG)

Debate
Dra Danielle Orlandi (MA)
Dr José Pereira Guará (MA)

12:00 - 14:00

Apresentação dos trabalhos científicos selecionados para concorrer ao II Prêmio Dr Antonio Dino de Incentivo à Pesquisa em Oncologia

14:00 - 18:00

SALA 1 - SIMPÓSIO DE DOR E CUIDADOS PALIATIVOS

14:00 – 16:00h: Mesa redonda: Cuidados paliativos.
Presidente
: Dr Plínio Leal (MA)

14:00 - 14:25h: Diretivas Antecipadas de Vontade: entendendo a assunto.
Palestrante
: Dra. Danielle Soler (RN)

14:25-14:50h: Quando a família pensa diferente da equipe de cuidados paliativos
Palestrante
: Dr. João Batista Garcia (MA)

14:50-15:15h: O discurso da autonomia: da filosofia ao mundo real.
Palestrante
: Dr. Rodrigo Arrais (MA)

15:15-15:40h: Aspectos legais do final da vida.
Palestrante
: Dr. Diego Ferreira de Oliveira (MA)
Discussão (10 min)

15:50 - 16:10 - Coffe Break
16:10 - 18:00

16:10 – 18:00h: Mesa redonda: Dor oncológica
Presidente
: Dra Rachel Cossetti (MA)

16:10-16:35h: Mitos e Verdades sobre o uso de opióides.
Palestrante
: Dra. Danielle Soler (RN)

16:35-17:00h: O uso da hipodermóclise de forma rotineira em um Serviço de Dor e Cuidados Paliativos.
Palestrante
: Enf. Esp. Talita Uchoa (MA)

17:00-17:25h Dor de difícil controle em Oncologia: opções de tratamento.
Palestrante
: Dr. Plínio Leal (MA)

17:25-17:50h: Dor neuropática pós-quimioterapia: apresentação e tratamento.
Palestrante
: Dr. João Batista Garcia (MA)
Discussão

17:50

ENTREGA DO II PRÊMIO DR ANTONIO DINO DE INCENTIVO À PESQUISA EM ONCOLOGIA

18:00

ENCERRAMENTO

Palestrante Internacional

Dra. Karen Gelmon

Dra. Karen Gelmon

Oncologista clínica, Departamento de Oncologia Clínica, British Columbia Cancer Agency (BCCA), Vancouver, Canadá. Coordenadora do Programa de Pesquisa de Drogas e Terapias Experimentais, Departamento de Oncologia Clínica, BCCA. Professora da Faculdade de Medicina, University of British Columbia.

Palestrantes Nacionais

Rodrigo Ramella Munhoz

Rodrigo Ramella Munhoz

Médico Oncologista especialista em melanoma/sarcomas no Hospital Sírio Libanês e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/FM USP. Co-coordenador do programa de Residência Médica em Oncologia Clínica no Hospital Sírio Libanês.

Antonio Luiz Frasson

Antonio Luiz Frasson

Mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein - São Paulo; Professor adjunto Doutor da PUCRS.

Filomena Marino Carvalho

Filomena Marino Carvalho

Professora Associada, livre-docente do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Glauciene Cavalcante Gomes

Glauciene Cavalcante Gomes

Enfermeira graduada na Universidade Estadual de Ciências de Saúde de Alagoas. Especialista em oncologia na modalidade de residência multiprofissional no Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sandro Roberto de Araújo  Cavallero

Sandro Roberto de Araújo  Cavallero

Residência Médica no Hospital Ophyr Loyola / A. C. Camargo Cancer Center - Título de Especialista em Cancerologia Clínica pela AMB - Mestre e Doutorando em Oncologia e Ciências Médicas - Oncologista Clínica do Hospital Adventista de Belém e do CTO/PA.

Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima

Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2007). Atualmente é médico titular do Departamento Oncologia Clínica do A.C. Camargo Câncer Center e orientador permanente do Curso de Pós-Graduação em Ciências - Área de concentração em Oncologia da Fundação Antônio Prudente. Tem experiência na área de Medicina Interna e Oncologia Clínica, com ênfase em tumores de mama, pulmão e hematológicos.

Duílio Reis da Rocha Filho

Duílio Reis da Rocha Filho

Mestre e Doutorando em Oncologia, Hospital A.C.Camargo; Membro da Diretoria do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG); Chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Leila Leontina Couto

Leila Leontina Couto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2004).Cursou o curso de Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na modalidade sanduiche na Universidade Católica de Portugal/ Cidade de Lisboa( 2014). Participa como membro do núcleo de pesquisa de saúde da criança e adolescente da Escola de Enfermagem Ana Nery. Atualmente é tecnologista Junior III no Instituto Nacional de Câncer-INCA.

Ruffo de Freitas Júnior

Ruffo de Freitas Júnior

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia. Coordenador do Programa de Mastologia da Universidade Federal de Goiás. Médico Titular da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (Hospital Araújo Jorge).

Anke Bergmann

Anke Bergmann

Fisioterapeuta, Doutora em Epidemiologia – ENSP/FIOCRUZ, Epidemiologista do Programa de Carcinogenese Molecular – INCA, Docente do Programa de Stricto-Sensu em Oncologia – INCA.

Rosane Martins dos Santos

Rosane Martins dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993). Atualmente é professora do Instituto Nacional de Câncer. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Atua na Classe Hospitalar Inca desde 2000.

Danilo da  Fonseca Reis Silva

Danilo da Fonseca Reis Silva

Formação em Oncologia Clínica pela universidade de São Paulo (USP) Observership no Dana- Farber Cancer Institute – Harvard University Membro da Sociedade Norte- Americana de Oncologia Clínica

Célia Soares

Célia Soares

Diretora do Departamento de Radioterapia do Hospital Santa Marcelina. Médica Titular do Serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Coordenadora da Residência Médica de Radioterapia em ambas Instituições.

Ana Carolina Leite

Ana Carolina Leite

Oncologista Clínica no Oncocentro, Hospital São Carlos, Fortaleza – CE Oncologista Clínica no Fujiday Oncologia 'Dor Especialista em Aconselhamento Genético de Síndromes de Predisposição Hereditária ao Câncer Doutorado em Síndrome de Li-Fraumeni em andamento no AC Camargo Cancer Center.

Conceição Aparecida Machado de Souza Campos

Conceição Aparecida Machado de Souza Campos

Radioterapeuta do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) desde 1994 Doutorado em Oncologia pelo Programa DINTER A C Camargo / Instituto do Câncer do Ceará (2012) ESTRO Fellow, 2011 Avon Global Schollar, 2012

Danielle Soler

Danielle Soler

Médica com especialização em cuidados paliativos Mestrado em cuidados paliativos pela universidade autônoma de Madrid Mestrado Bioetica Universidade de Barcelona.

Fabrício Palermo Brenelli

Fabrício Palermo Brenelli

Título de Mastologista pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) Doutorado pelo departamento de Tocoginecologia da Universidade de Campinas (UNICAMP). Master em Mastologia pela Universitá degli Sutdi di Milano (Milão, Itália) Surgical fellow da divisao de mastologia do Istituto Europeo di Oncologia (IEO-Milao-Italia) de 2004 a 2007. Titulo de Master em Mastologia pela Università Degli studi di Milano Surgical fellow da divisão de cirurgia plástica e reconstrutiva do Istituto Europeo di Oncologia (Milao- Italia) de 2007 a 2009.

Francisco Weliton Pessoa

Francisco Weliton Pessoa

Enfermeiro Intensivista do Hospital São Paulo, da Associação Piauiense de Combate ao Câncer e Hospital Universitário (Teresina – PI). Mestre em Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). Professor dos cursos de Enfermagem e Medicina no Centro Universitário UNINOVAFAPI Professor do Curso de Pós graduação Lato Sensu na área da saúde na Faculdade NOVAFAPI, no IBPEX e na UNIPÓS.

Gilberto Castro

Gilberto Castro

Médico Oncologista do Hospital Sírio Libanês, São Paulo. Médico Oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Coordenador do Serviço de Oncologia Torácica e Câncer de Cabeça e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Livre-Docente da Faculdade de Medicina da USP

Guilherme Novita

Guilherme Novita

Mastologista do setor de filantropia do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo Fellowship em Mastologia no Instituto Europeu de Oncologia (Itália). Presidente da Comissão do Título de Especialista em Mastologia, pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Mestrado pela Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

Maria Lurdemiler

Maria Lurdemiler

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC). Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC)

Markus Andret Cavalcante Gifoni

Markus Andret Cavalcante Gifoni

Oncologista Clínico do Fujiday Oncologia D'Or e do Oncocentro - Hospital São Carlos em Fortaleza. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Ex-diretor Cientifico do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrintestinais (GTG) Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Cancerologia pela Fundação Antonio Prudente em parceria com a Escola Cearense de Oncologia

Samantha Cabral Severino da Silva

Samantha Cabral Severino da Silva

Especialização em Cancerologia Clínica pelo Hospital A. C. Camargo Médica oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), atuando na área de oncologia ginecológica. Colaboradora do programa de Residência Médica de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (FMUSP).

Sidnei Epelman

Sidnei Epelman

Especialista em Oncologia Pediatrica pelo A.C. Camargo câncer Center (SP) Coordenador do Grupo Cooperativo de Tumores do Sistema Nervoso Central da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). Presidente Latino-Americano do International Network for Cancer and Treatment Research (INCTR). Presidente da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) Diretor do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina- Itaquera em São Paulo.

André Sapata Molina

André Sapata Molina

Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica no Hospital A. C. Camargo Cancer Center, São Paulo. Especialização em Cirurgia Oncológica no no Hospital A. C. Camargo Cancer Center, São Paulo. Especialista em Cancerologia Cirúrgica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia Médico do Departamento de Oncologia Cutânea do Hospital A. C. Camargo Cancer Center

Fernanda Laranjeira

Fernanda Laranjeira

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e Doutoranda em Ciências da Saúde pela UnB, com foco em Epidemiologia. Especialista em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde pelo Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS). Consultora Senior da Axia.Bio desde 2015.

Faça sua inscrição online até o dia 13/09/2016!

Quero me inscrever!

Regulamento para submissão de trabalhos

Veja no regulamento como proceder para submeter um trabalho científico para o IV Cohcab

Ver regulamento

Valores das inscrições

1º Lote - Até 15/07

Categoria Valor
Acadêmicos, técnicos e demais interessados R$50,00
Equipe multiprofissional, residentes, pós-graduandos e outros profissionais da saúde R$80,00
Médicos R$150,00
Sócios SBM R$130,00

2º Lote - 16/07 a 15/08

Categoria Valor
Acadêmicos, técnicos e demais interessados R$70,00
Equipe multiprofissional, residentes, pós-graduandos e outros profissionais da saúde R$100,00
Médicos R$180,00
Sócios SBM R$160,00

3º Lote - 16/08 a 09/09

Categoria Valor
Acadêmicos, técnicos e demais interessados R$90,00
Equipe multiprofissional, residentes, pós-graduandos e outros profissionais da saúde R$130,00
Médicos R$200,00
Sócios SBM R$180,00

Inscrições no local

Categoria Valor
Acadêmicos, técnicos e demais interessados R$100,00
Equipe multiprofissional, residentes, pós-graduandos e outros profissionais da saúde R$150,00
Médicos R$220,00
Sócios SBM R$200,00

Prêmio Dr. Antonio Dino de incentivo à pesquisa em Oncologia

Premiação para os 3 primeiros colocados.

Ver regulamento

Últimas Notícias

Empresas e organizações que apoiam o COHCAB

Patrocínio Diamante


Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Apoio


Organização


Co-Realização


Realização


Fale Conosco!


2109-6400


3089-3106