Ampliação da Radioterapia

A Fundação Antonio Dino (FAD), mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) e das Casas de Apoio, é referência no combate ao câncer no Maranhão. Trata-se de uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que busca fazer o melhor tratamento oncológico e promover o bem estar de seus pacientes.

Graças aos nosso doadores e parceiros, em especial novas parcerias com a iniciativa privada, a FAD iniciou em 2015 diversas obras que deverão ser concluídas no decorrer de 2016, para modernização e ampliação de setores do HCAB. Isso contribuirá para melhoria no tratamento e maior número de atendimentos. Dentre as obras iniciadas, destaca-se a ampliação da radioterapia.

Ampliação da Radioterapia

O novo prédio está situado ao lado do atual setor de radioterapia do HCAB. A obra foi iniciada em abril de 2015 com previsão de término da sua primeira etapa para julho de 2016, com o auxílio de recursos de financiamento bancário. Estão sendo construídos dois novos bunkers que receberão as duas novas máquinas de radioterapia do tipo acelerador linear.

Atualmente, o setor de Radioterapia do HCAB possui uma Bomba de Cobalto e um aparelho tipo Acelerador Linear.

As próximas etapas da obra sediarão o futuro setor de imagem do HCAB e um novo e moderno setor de quimioterapia adulto e infantil.

Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes que servem para destruir ou impedir que as células do tumor cresçam ou se multipliquem. Essas radiações não são visíveis e, durante a aplicação, o paciente não sente dor.

A Bomba de Cobalto foi o primeiro aparelho do Estado no tratamento da doença. Adquirido em 1975, continua funcionando de forma eficaz em sua máxima capacidade, 24 horas por dia, de segunda a sábado e atende em média 100 (cem) pacientes mensalmente.

Bomba de cobalto do HCAB – Primeiro aparelho de radioterapia do Maranhão.

O Acelerador Linear é um aparelho muito mais moderno, com capacidade de atendimento semelhante ao da Bomba de cobalto, funcionando 18 horas diárias por motivo de manutenção, 6 dias na semana.

Acelerador Linear do HCAB – Aparelho que faz a radioterapia.

“A fila de espera no tratamento de radioterapia, atualmente, é de 350 pacientes que chegam a esperar por mais de 4 meses para serem atendidos. Estamos preocupados com a vida útil do nosso Acelerador Linear, pois, segundo o fabricante, é de 10 anos e já está em funcionamento há 12 anos, o que demanda maiores cuidados e trabalhos para sua manutenção. Precisamos adquirir novos aparelhos com urgência, daí a razão de iniciar projetos e parcerias para o Maranhão não ficar sem o tratamento necessário da radioterapia”, comenta Enide Jorge Dino, presidente da Fundação Antonio Dino.

“Estamos em busca de comprar, pelo menos, 1 Acelerador Linear novo com ajuda da comunidade, empresas e poder público. Um aparelho custa $ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil) de dólares, o que significa mais de 5 milhões de reais. Apesar do elevado custo, estamos otimistas, trabalhando muito com metas rígidas. Quanto mais cedo conseguirmos esse aparelho, mais vidas serão salvas. Quem tem câncer, tem pressa!”, afirma Antonio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antonio Dino.