Hospital Aldenora Bello faz lançamento da 3ª edição da Campanha Março Lilás

A campanha conta com o Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo consulado japonês, para o atendimento de mulheres nas comunidades.

O primeiro dia do mês da mulher foi marcado por solidariedade e incentivo à saúde feminina, com o lançamento da Campanha Março Lilás 2018, que traz como tema “Prevenção é um gesto de amor à Vida”. A abertura oficial ocorreu nessa quinta-feira (1), na Igreja Católica São José, no bairro da Ilhinha, onde várias mulheres assistiram a palestras, fizeram o exame Papanicolau, testes rápidos de glicemia, de HIV, e se vacinaram contra algumas doenças. Em outras datas o atendimento será realizado em outros bairros e aos sábados o Carrinho Solidário estará na entrada da Praça de Alimentação do Shopping da Ilha vendendo as camisas da campanha e distribuição de folders informativos a fim de divulgar a importância da prevenção.

A campanha é uma idealização do Hospital do Câncer Aldenora Bello mantido pela Fundação Antonio Dino, e visa conscientizar e combater o Câncer de Colo de Útero, levando informação e estimulando a população feminina sobre os cuidados na prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. O Março Lilás foi idealizado pela oncologista Rachel Cossetti, a qual afirma que a campanha torna-se necessária porque o câncer de colo uterino é o mais frequente e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Maranhão.

“O principal problema aqui no Estado do Maranhão é o câncer de colo uterino, e essa campanha nasce da ideia de que o nosso dever com a comunidade não é só receber as pacientes atingidas pelo câncer, mas também levar para a nossa população a saúde através da prevenção. A Fundação Dino, que atua no combate ao câncer no Estado, tem como um dos seus preceitos trazer mais saúde para população. Portanto, nosso papel não é só acolher quem já está doente, mas também, sempre que for possível, evitar o adoecimento”, defende Rachel Cossetti.

E a novidade da terceira edição da campanha é a aquisição do Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo consulado japonês, para que o atendimento seja feito diretamente nas comunidades. “Temos conhecimento que às vezes a mulher não chega até uma unidade de saúde para fazer o preventivo porque ela não entende a importância, não ouviu falar a respeito ou pensa que não vai acontecer com ela. Então, precisamos chegar o mais próximo possível para que possamos examinar e fazer a prevenção dessas mulheres mais vulneráveis”, explica Rachel.

Rachel Cossetti – Idealizadora da Campanha

Segundo Antonio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antonio Dino, o Consultório Amigo da Vida vai atender, ao longo do ano, algumas comunidades de São Luís. “O Consultório Amigo da Vida é uma unidade ambulatorial móvel de atendimento ginecológico, onde as mulheres podem realizar o exame preventivo. O consultório tem suas atividades iniciadas agora com o lançamento do Março Lilás 2018, mas, durante todo o ano ele vai percorrer várias comunidades de São Luís, levando atendimento para diversas mulheres. E hoje, na abertura da campanha, a gente iniciou o atendimento pela comunidade da Ilhinha, onde fomos muito bem recebidos, após estabelecer uma parceria com a liderança comunitária”, explica Antonio Dino Tavares.

A dona Eliane Oliveira Santos, 54 anos, moradora da Ilhinha, não perdeu a oportunidade de fazer o preventivo durante a abertura doMarço Lilás. “Eu não costumo fazer todo ano, só de vez em quando. Porque às vezes eu digo que vou fazer, mas por causa das tarefas do dia a dia, acabo deixando pra depois. Além disso, eu acho um pouco complicado conseguir uma consulta. Mas, como eu sei que é importante fazer o exame, eu aproveitei que o Hospital Aldenora Bello está atendendo aqui no meu bairro e vim logo fazer meu preventivo”, declarou.

Diferente de outras campanhas de prevenção, o Março Lilás 2018 não vai apenas realizar o exame nas pacientes. A ideia este ano é realizar todo o processo de rastreamento da doença, dando o acompanhamento necessário para as mulheres.

Segundo a enfermeira do HCAB Mayra Araújo, muitas mulheres não gostam de fazer o exame devido ao desconforto, mas o Aldenora Bello faz, primeiramente, um serviço de orientação às pacientes, para depois realizar o procedimento. “Inicialmente a gente dá informações sobre como é feito o exame e a importância dele. A partir dessas informações, ela passa a entender o que vai acontecer e a necessidade disso, sentindo mais confiança no profissional. Nossa equipe age com muita delicadeza e sempre explicando cada processo para a mulher, para que ela sinta o menor desconforto possível na hora do preventivo”, explica.

Quem também participou do lançamento do Março Lilás 2018 foi o deputado estadual Eduardo Braide. “Eu parabenizo o Hospital Aldenora Bello por essa inciativa belíssima que é a campanha Março Lilás. Eu apoio o hospital porque já tive caso de câncer na minha família, com a minha mãe que, infelizmente morreu dessa doença. Por isso, sempre me dediquei a contribuir com o hospital, enviando emendas parlamentares para ajudar na manutenção da unidade, que tanto tem feito pelo nosso estado, tratando das pessoas com muita qualidade e dedicação” declarou.