Dia D de atendimento é sucesso no Hospital do Câncer Aldenora Bello

Nesse sábado (28), cerca de 200 mulheres foram atendidas na ação realizada durante o Outubro Rosa

Nesse sábado (28), cerca de 200 mulheres participaram do Dia D de Atendimento em atenção à Campanha Outubro Rosa, promovido pelo Hospital do Câncer Aldenora Bello. Durante toda a manhã, funcionários e voluntários realizaram atendimento multiprofissional gratuito, destinados à prevenção do câncer de mama, com médicos mastologistas, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais.

A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, a qual tem o objetivo de conscientizar a população maranhense sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

A dona Maria do Socorro Trindade, 48 anos, afirma que faz a prevenção anualmente, e que decidiu vir participar do Dia D devido à agilidade no atendimento.“Eu sempre faço acompanhamento, e vim pela campanha porque é mais fácil para conseguir atendimento médico, pois, no dia a dia é complicado conseguir uma consulta”, afirmou Maria do Socorro.

Quem também participou da ação foi Itelvina Cordeiro, 42 anos. “Eu vim para fazer a prevenção e também pela facilidade em ser consultada. Já passei pelo médico, que foi excelente, conversou comigo e já me passou uns exames para fazer. O bom é que já vou marcar aqui mesmo”, declarou a paciente.

Com 13 anos exercendo a medicina e atuando há 8 anos na mastologia, a doutora Gláucia Cordeiro prestou atendimento no Dia D, no Aldenora Bello. A médica afirma que, infelizmente, a tendência é que o câncer de mama afete cada vez mais mulheres, devido aos fatores de risco como má alimentação, sedentarismo, obesidade, entre uma série de coisas da vida moderna que aumentam os ricos de incidência do câncer de mama.

“O que a gente tenta trabalhar nas campanhas é a diminuição do diagnóstico tardio, é tentar reduzir aqueles 10% das pacientes que já chegam até nós na fase de metástase, e agente não consegue fazer nada. Mas, com o diagnóstico precoce, as chances de morrer daquele câncer são muito pequenas.Não vamos conseguir modificar a incidência do câncer de mama, a gente tem que mudar é a mortalidade. Por isso, as mulheres devem sempre buscar os serviços de saúde, ter qualidade de vida com boa alimentação, exercícios físicos, praticando um esporte, ter o peso ideal, etc., tudo isso ajuda a reduzir os riscos”, explicou a mastologista.

Reconstrução mamária

O Hospital do Câncer Aldenora Bello realizou, durante o Outubro Rosa, uma vasta programação com parceiros a fim de arrecadar renda para novas reconstruções mamárias (próteses) para pacientes carentes atendidas no hospital. Segundo informações do Aldenora Bello, 87% das mulheres que tiveram as mamas retiradas passaram pela reconstrução mamária. No entanto, o Sistema Único de Saúde repassa uma quantidade que não cobre o valor total da prótese, a diferença é de quase R$ 500 por prótese.

“O Hospital do Câncer Aldenora Bello só consegue ter essa taxa de reconstrução porque a gente tem várias campanhas de arrecadação de verbas. E fazer a reconstrução é algo importante para as mulheres que perderam suas mamas, é visível o impacto na qualidade de vida delas, porque as mulheres vão poder voltar para a vida delas com o máximo de normalidade possível”, afirmou a mastologista.

Neste ano, a campanha mais uma vez foi um sucesso, segundo Alice Dino, coordenadora das Casas de Apoio mantidas pela da Fundação Antonio Dino.

“O nosso objetivo é arrecadar verbas para a complementação da prótese mamária das mulheres, e foi uma campanha inexplicável. Entre as ações estava a venda de camisas do Outubro Rosa, que vendemos mais do que a gente estava esperando pois contamos com a parceria de empresas e um Espaço Rosa, uma loja cedida para o uso em outubro pelo Shopping da Ilha. Trabalhamos com muito sacrifício para que possamos atender cada vez mais, porque o Aldenora Bello recebe pacientes do Maranhão inteiro e até de outros Estados”, explicou Alice Dino.