O IV Congresso de Oncologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello foi um sucesso.

Durante três dias mais de 500 pessoas trocaram conhecimento e experiências no congresso promovido pela Fundação Antonio Dino em conjunto com a III Jornada Maranhense de Mastologia.

O IV Congresso de Oncologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Cohcab ocorreu de 15 a 17 no Rio Poty Hotel. Um evento em oncologia médica e multiprofissional realizado pela Fundação Antonio Dino, instituição filantrópica que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, referência no tratamento do câncer no Estado do Maranhão há quase 50 anos. O Cohcab promoveu a discussão e atualização de temas importantes da Oncologia Mundial entre os profissionais de saúde envolvidos no cuidado integral ao paciente oncológico, além de abrir portas para discussão das políticas de saúde em oncologia locais junto aos gestores de saúde. Nesta edição, o IV COHCAB contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Maranhão, com a realização conjunta da III Jornada Maranhense de Mastologia. “Trouxemos os principais nomes da Mastologia nacional para trocar experiências conosco. Além disso, a SBM-MA foi responsável pela organização de dois cursos pré-congressos: oncogenética e cuidados com a peça cirúrgica, este último já em sua 3ª edição, voltado para estudantes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem” disse a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Maranhão, a mastologista Dra  Gláucia Cordeiro.  Dra Gláucia também destacou a presença da palestrante internacional, a Dra Karen Gelmon oncologista clínica do departamento de oncologia da British Columbia Cancer Agency (BCCA), Vancouver, Canadá, que participou de aulas e debates da Mastologia, ampliando ainda mais o conhecimento científico :”O câncer de mama é o que mais acomete e mata as mulheres no Brasil, precisamos cada vez mais nos aperfeiçoar e nada melhor que um evento grandioso como este para trocarmos experiências”, declarou.

72cbcac746cfb8ac688f90468a36bd3b             24d13b6dbadd4efb9027a0b7c5519996

_mg_8889             b2a7aee34b21c60f75217c7a33871eed

Para a presidente da Fundação Antonio Dino, D Enide Dino a realização do IV Cohcab é um grande avanço para o tratamento do câncer no estado:”Começamos do zero e hoje podemos dizer que alcançamos um patamar elevado, não o desejado ainda ,mas em codições de poder atender nossos pacientes com qualidade. Devemos tudo isso ao saudoso médico Dr Antonio Dino que deu, literalmente, parte de sua vida na luta contra o câncer no Maranhão”, disse.

Uma das novidades desta edição foi o lançamento de um Manual de Prevenção contra o câncer idealizado por alunos da Universidade Federal do Maranhão. “Estamos muito felizes com a participação, cada vez mais, da comunidade acadêmica tanto de São Luís quanto de outras cidades.”, disse a diretora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, a oncologista Rachel Cossetti. Outras novidades desta edição foi a realização de cursos pré-congresso nas áreas de farmaco economia, nutrição em oncologia, oncogenética e manejo da peça cirúrgica.

Premiação

A segunda edição do Prêmio Dr Antonio Dino de Incentivo à Pesquisa em Oncologia foi um  sucesso com diversos trabalhos inscritos, de vários estados vizinhos, sendo que 6 foram selecionados para competir pelo prêmio. O prêmio foi criado com o objetivo de fomentar mais uma vez a pesquisa em oncologia em nossa região, incentivando novas descobertas e avanços no tratamento do câncer. Os vencedores foram: Erika Barros Lima Pinheiro, Gabriel Augusto dos Santos e Ariane da Silva Braga.

Mais Fotos…